Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 27 de maio de 2010

As bombas adormecidas...

O facto de terem encontrado mais uma bomba adormecida da II Guerra Mundial em Berlim não é novidade. Já não é a primeira vez que reproduzimos notícias que referem estas descobertas, quase 70 anos depois do fim do conflito. Outras surgiram pelo meio - ainda em Março uma criança descobriu um bomba incendiária nas florestas que rodeiam a cidade - que não me mereceram referência especial, mas esta pelos números que apresenta, nos últimos parágrafos, merece ficar registada.

Ficam também umas fotos da operação....









Berlim
Bomba da II Guerra obriga evacuação 9 mil pessoas

Uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada na noite de quarta-feira na região de Berlim, obrigando á evacuação de cerca de nove mil pessoas que estavam em edifícios próximos.

O artefacto, que pesa cerca de 500 quilos, é de fabrico norte-americano, e foi encontrado por funcionários de obras de canalização no distrito de Zehlendorf.

Durante mais de seis horas, as forças de segurança evacuaram todos os edifícios num raio de 500 metros. A maior parte dos moradores abrigou-se em casas de familiares e amigos, mas cerca de mil deles foram recebidos numa estrutura provisória.

A polícia de Berlim recolhe e desativa todos os anos entre 25 e 40 toneladas de bombas, granadas e outros tipos de munições e armamento da Segunda Guerra que ficaram enterrados no subsolo da cidade.

O Senado de Berlim acredita que o subsolo da capital alemã tem ainda cerca de três mil bombas aéreas de 250 quilos cada.

Sem comentários:

Enviar um comentário