Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Mais fotos do criador do "Principezinho"

A notícia da morte de um dos seus maiores amigos apanhou-o em Lisboa. Foi na capital portuguesa que Antoine de Saint-Exupéry chorou o desaparecimento de Henri Guillaumet, abatido sobre o mediterrâneo no dia 27 de Novembro de 1940.

Guillaumet, pilotava um quadrimotor Farman, em direcção à Síria, para onde transportava o novo Alto-Comissário para o Levante Francês, nomeado pelo governo de Vichy. Foi abatido sobre o mar por uma caça italiano. A França tinha-se rendido em Junho, inclusive aos italianos, mas a intensa actividade aérea resultava muitas vezes neste tipo de erros.


Saint-Exupéry, que iria escrever o célebre “O principezinho” em 1943 – já nos EUA -, estava na capital portuguesa depois de escapar do sul de França. Lutara, como aviador, na força aérea francesa e recebera mesmo uma condecoração. Quando o seu país se rendeu seguiu para a Zona Francesa Livre de Vichy (no sul). Um ano depois resolveu voltar a lutar pelo seu país. Foi nessa altura que se dirigiu a Lisboa.

Já com 40 anos e vários livros publicados, Exupéry era um autor reconhecido. No dia 21 de Dezembro de 1940 embarcava no navio “Siboney” em direcção a Nova Iorque. Para trás deixava um Portugal em paz, mas cheio de refugiados. Um país que descreveu como “um paraíso triste”.

Agora foram encontradas fotografias inéditas do escritor …

Mais pormenores sobre o seu destino vêm na notícia, publicada no jornal “Público”.

Encontradas quatro fotografias inéditas de Saint-Exupéry

Antoine de Saint-Exupéry, autor da obra "O Principezinho", foi fotografado, talvez pela última vez, antes do seu desaparecimento, a 31 de Julho de 1944. Essas fotografias foram agora encontradas, numa caixa de papelão, numa casa da família do aviador Raymond Duriez, perto de Angers, França. Duriez foi companheiro de luta de Saint-Exupéry na II Grande Guerra Mundial.


A família entregou as imagens agora descobertas ao Museu Regional do Ar de Angers, noticiou o jornal francês Le Mondeon-line. Não se sabe quem terá tirado as fotografias.

Numa delas, o escritor aparece de óculos escuros, sentado na cabine de pilotagem do avião de guerra P-38 Lightning.

De acordo com o jornal francês Ouest-France, que trouxe a notícia da descoberta em primeira mão, esta fotografia já teria sido reproduzida numa revista especializada em aviação, aIcare, mas terá passado despercebida.

Outras três imagens mostram o romancista perto de um jipe, num cenário que se parece com a Córsega.

Saint-Exupéry tinha 44 anos quando o seu avião, que estava em missão para recolher dados relativamente ao posicionamento nazi, foi derrubado por um outro. O avião caiu ao mar e o corpo nunca mais foi visto.

Em 1998, segundo a AFP, um pescador encontrou uma pulseira com o nome do escritor gravado e, mais recentemente, em 2003, foram encontrados os destroços de um avião que tinha o mesmo número de série do aparelho que Saint-Exupéry pilotava.

Sem comentários:

Enviar um comentário