Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Obras de arte roubadas na II Guerra Mundial estão on-line

A notícia veio no "Público". São cerca de 20 mil as obras de arte, roubadas pelos nazis entre os anos de 1933 e 1945, que já se encontram on-line. Encontra-se um pouco de tudo - de quadros a esculturas, peças de joalharia ou móveis. Entre eles estão também pelo menos quatro peças com origem em Portugal.

Três delas, incluindo um tapete de Arraiolos, pertenceram a David David-Weil, um judeu Francês.

O Link para dar um volta por este arquivo está aqui...

Fica também a notícia do Público e algumas imagens das peças de origem portuguesa...


Base de dados online com obras de arte roubadas a judeus no Holocausto

Cerca de 20 mil obras de arte roubadas pelo III Reich durante a Segunda Guerra Mundial podem desde ontem ser pesquisadas numa base de dados online. O projecto, iniciado em 2005, é uma iniciativa da organização de apoio aos judeus vítimas da perseguição nazi Claims Conference em conjunto com o United States Holocaust Memorial Museum, um museu americano em memória das vítimas.

É uma oportunidade que surge para as vítimas do Holocausto e as suas famílias reaverem os seus bens roubados entre 1940 e 1944 na França e na Bélgica, na altura ocupados pelos nazis, naquele que foi considerado um dos piores ataques da história cultural. Em comunicado, a Claims Conference afirmou que esta nova lista "deve ser consultada por museus, galerias de arte e casas de leilões, para perceberem se têm em sua posse arte roubada pelos nazis, e por famílias que procuram há muito tempo a herança perdida". O site foi construído com base em registos nazis que foram digitalizados, mostrando o que foi apreendido e a quem, juntamente com os dados sobre a restituição ou repatriação e fotografias tiradas aos objectos apreendidos. 




A maior parte das peças, incluindo obras de mestres como Picasso, Monet, Chagall e Klimt, nunca foi entregue aos verdadeiros proprietários. Não se sabe exactamente quantos objectos foram roubados pelos nazis e quantos ainda podem estar desaparecidos. A Claims Conference diz que foram apreendidas cerca de 650 mil peças de arte e que milhares continuam perdidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário