Pesquisar neste blogue

sábado, 9 de abril de 2011

Sagres homenageia combatentes e aviadores da RAF

Em Sagres o Dia dos Combatentes contou com uma romagem ao cemitério local para prestar homenagem a cinco homens do concelho que caíram nas duas guerras “portuguesas” – a Primeira e a do ultramar – e também a dois sargentos da RAF que pereceram em 1943.

Desde o final da I Guerra Mundial que o 9 de Abril ficou convencionado como o Dia do Combatente em memória dos soldados portugueses que caíram na batalha de La Lys, na Flandres, naquele dia em 1918.

As tropas do Corpo Expedicionário Português sofreram as mais pesadas baixas da sua campanha frente a uma ofensiva em grande escala das forças alemãs.

Recordaram os soldados portugueses Carlos Sequeira e José Joaquim Abelum que faleceram na sequência da ofensiva de La Lys, respectivamente a 9 e a 12 de Abril de 1918. Durante o conflito nas ex-colónias africanas o concelho de Vila do Bispo perdeu ainda Henrique José de Freitas (1962), Joaquim Pereira Dias Leite e Joaquim António Conceição (ambos em 1966).

Os dois sargentos da RAF, Gilbert Orton e George Gibson, faziam parte da tripulação de um hidroavião Catalina que explodiu sobre a Baía do Tonel em 1943. Apenas os corpos destes dois homens foram encontrados. (para saber mais sobre este acontecimento clique aqui).

A cerimónia, a que assistiram cerca de um centena pessoas, entre familiares e ex-combatentes, contou com a presença de um pelotão do Regimento de Infantaria 1, de Tavira, que assegurou as honras militares.

O Cônsul Britânico em Portimão, Clive Jewell, e o Major Oliveira prestam homenagem aos soldados portugueses caídos nas duas guerras.


Membros da Associação de Ex-combatentes de Vila Bispo colocam coroa de flores na campa dos aviadores britânicos. O Sargento-Chefe Correia e presidente do núcleo local de ex-combatentes Bernardino Martins (atrás) preparam homenagem.
Major Oliveira (Regimento de Infantaria 1) compõe uma coroa de flores junto às campas dos sargentos da RAF.


O Cônsul Britânico em Portimão presta homenagem aos aviadores da RAF. De pé estão presidente da câmara de Vila do Bispo, Adelino Soares.


Salvas de honra em memória dos militares.


As campas dos dois aviadores da RAF.

1 comentário: