Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Lançamento de “Traição a Salazar”

“Traição a Salazar” aborda o destino da chamada Rede Shell – uma organização britânica clandestina que se estendia todo o país e algumas colónias e que tinha como principal objectivo realizar sabotagens caso os alemães invadissem o país.

Significava também a violação da neutralidade e uma traição a Salazar que, nessa altura, em Londres patrocinava conversações oficiais destinadas a prever o que seria feito a nível oficial caso acontecesse uma invasão.

A Operação Félix que previa também a ocupação de Gibraltar pelas forças germano-espanholas nunca teve lugar e a PVDE, antecessora da PIDE, também não deixou que a rede Shell crescesse.

 Desmantelou a rede e prendeu diversos dos seus elementos, entre eles Cândido Oliveira.

Este é o tema central desta obra de José António Barreiros, que o ano passado teve uma espécie de pré-lançamento, quando surgiu a acompanhar um jornal diário.

Nessa altura o “Aterrem em Portugal” realizou uma pequena entrevista com o autor que pode rever AQUI.

Agora o mesmo livro vai ser lançado para a generalidade do mercado livreiro e conta com a apresentação do escritor Gonçalo M. Tavares.



Fica também a sinopse oficial: 

Em 1941, os ingleses temiam que Hitler, depois de subjugar a França, avançasse para a Península Ibérica. Receando essa invasão e desconfiando das intenções de Salazar, decidiram montar em Portugal uma rede clandestina que deveria destruir pontes, estradas e outras infra- estruturas para travar as tropas nazis.

Com esta difícil missão, foi enviado para Lisboa um agente do SOE, o serviço de operações especiais britânico encarregue da «guerra não cavalheiresca».

John Grosvenor Beevor instalou-se em Lisboa e recrutou os elementos desta rede constituída por ingleses e portugueses, entre os quais vários funcionários da empresa Shell e personalidades como o barão de Vilalva ou Cândido de Oliveira, mais tarde fundador do jornal A Bola.

Mas quando Beevor decidiu convencer a Legião Portuguesa a alinhar nos seus planos, Salazar depressa reagiu.

O ditador estava atento aos propósitos secretos de Londres. Traição a Salazar reconstitui com minúcia uma história de intrigas e conjuras, de espionagem e contra-espionagem, uma conspiração que pôs em causa a mais antiga aliança diplomática do mundo.

 Boas leituras
 Carlos Guerreiro

< ---------------------------------------->


Para ler mais
                sobre LIVROS clique AQUI
                sobre ESPIONAGEM clique AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário