Pesquisar neste blogue

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Diplomacia de Salazar em livro

O lançamento está marcado para a próxima quinta-feira no Pestana Palace, em Lisboa.

Abraca um um período muito rico e interessante a nível diplomático, até porque Salazar foi, durante parte importante deste período, não só Presidente do Conselho de Ministros mas também Ministro da Guerra e Ministro dos Negócios Estrangeiros.

 
Do livro, que custa cerca de 27 Euros, deixo a Sinopse oficial:

O propósito deste trabalho é o de apresentar uma visão de conjunto da diplomacia do Estado Novo no período entre a ascensão de Salazar à chefia do Governo, em julho de 1932, e a adesão de Portugal à Aliança Atlântica, em 1949. 

Mais do que uma interpretação das grandes linhas da política externa portuguesa nesses anos, este livro pretende ser uma crónica das múltiplas crises e desafios com que Portugal se viu confrontado e das respostas que o regime lhes deu, essencialmente no plano diplomático. 

O período em questão é notoriamente rico. Nele se destacam dois acontecimentos que tiveram um enorme impacto em Portugal: a Guerra Civil de Espanha e a Segunda Guerra Mundial. 

 Bernardo Futscher Pereira quando recebeu as credênciais de embaixador de Portugal em Dublin.

O autor desta obra é um diplomata português que neste momento é embaixador de Portugal na Irlanda… Deixo também algums notas biográficas:

 Bernardo Futscher Pereira é mestre em Ciências Políticas e em Relações Internacionais pela Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Trabalhou como jornalista antes de ingressar no Ministério dos Negócios Estrangeiros em 1987. 

Como diplomata, esteve colocado em Tel Aviv, em Bruxelas, em Barcelona e no ministério da Defesa Nacional. Entre 1999 e 2006, foi assessor para as Relações Internacionais do Presidente da República, Dr. Jorge Sampaio. Publicou numerosos artigos sobre política externa, história diplomática e política internacional. 

É embaixador de Portugal em Dublin desde abril de 2012. 

Boas leituras
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário