Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Lisboa da II Guerra Mundial em fotografias

São cerca de 80 fotografias encontradas em arquivos portugueses, americanos e britânicos que mostram a Lisboa da 2ª Guerra Mundial e que vão estar expostas ao público a partir do dia 17 de Outubro, na Galeria da Câmara Municipal da capital portuguesa.

Algumas das imagens que integram a exposição que Neil Locehry vai inaugurar no dia 17 de Outubro.
Para saber mais sobre esta colecção pode consultar a página oficial do autor AQUI.

A recolha foi feita por Neil Lochery, durante a pesquiza para o livro “Lisboa, a Guerra das Sombras na Cidade da Luz”, que publicou recentemente em Inglês e português, (ver Algumas perguntas a Neill Lochery) e que ficou surpreendido com a quantidade e a qualidade das imagens que conseguiu encontrar.

“Mesmo de um ponto de vista artístico algumas fotografias são incrivelmente belas – mostram lisboa sob uma luz muito dramática. Algumas das imagens mostrando refugiados são muito emotivas, particularmente as que mostram crianças. Vemos perfeitamente como as crianças estavam a reagir. Em algumas vemos sorrisos, estão felizes, como se estivessem numas férias e, no meio delas, vemos uma completamente petrificada, assustada – sem perceber onde está ou o que se está a passar. Existe ali um contraste entre a alegria e a tristeza… que nos toca”, referiu Neil Lochery, na última semana em Lisboa onde participou num curso de Verão, organizado pelo Instituto de História Contemporânea, denominado “As cidades e as Guerras” (Ver “As cidades e as guerras” traz Neil Lochery a Lisboa").

Para além de fotografias será também possível ver algumas documentação relacionada com o trânsito dos refugiados por Lisboa.

"Tenho a ceretza que vai ser uma visita muito estimulante", garante Lochery que vai estar presente na inauguração da exposição, apesar de estar a realizar constantes viagens ao Brasil na preparação de um livro sobre a participação daquele país na II Guerra Mundial (ver "Acidente Brasileiro no aeroporto de Lisboa").

Logo que seja possível daremos mais notícias sobre a hora da inauguração desta exposiação...

Carlos Guerreiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário