Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Livros...
Na Rota do Yankee Clipper

“Na Rota do Yankee Clipper" é uma obra de ficção baseada em factos reais onde o autor, José Correia Guedes, coloca no centro da acção um oficial português da Aviação Naval e um acidente aéreo, com um Clipper da PanAm, que chocou Lisboa em Fevereiro de 1943.

Os elegantes Clipper’s asseguraram as primeiras ligações aéreas regulares entre os vários continentes.

Em plena 2ª Guerra Mundial atracavam em Cabo Ruivo, no Tejo, dezenas de hidroaviões e entre eles os aparelhos da Pan Am que eram olhados como o símbolo máximo da elegância e do conforto. 

Um desses aviões – chamado "Yankee Clipper" – despenhou-se no Tejo durante a aterragem causando ferimentos e a morte a vários passageiros (ver AQUI).

O aparelho transportava, entre outras personalidades, jornalistas e artistas que vinham com o objectivo de actuar para as forças americanas deslocadas na Europa.


A notícia do desastre correu mundo até porque entre os artistas estava Jane Froman, uma das poucas personalidades que tem três estrelas no passeio da fama, uma pelo seu trabalho na rádio, outra como cantora e ainda uma última como actriz.

José Correia Guedes introduz entre os passageiros do Clipper um fictício oficial português e a história parte daí.

Ele próprio é um piloto apaixonado pelos Clippers e mantém um blogue (ver AQUI) onde reuniu muita informação sobre os aviões e as suas operações.

Tem também uma interminável colecção de fotografias destes aparelhos em Lisboa e nos Açores…

O lançamento do livro está marcado para o dia 5 de Dezembro, às 18 horas, no Museu da Marinha. O preço no lançamento é de 10 Euros, depois poderá encontrá-lo na Fnac por 14.

Bons voos nesta história de ficção
Carlos Guerreiro 
<---------------------------------------->

Para ler mais sobre outros livros clique AQUI. 

Sem comentários:

Enviar um comentário