Pesquisar neste blogue

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Livros...
U-Boats nos mares dos Açores

O livro “U-Boats nos mares dos Açores”, de Manuel Paulino Costa, foi apresentado no dia 27 de Setembro na presença de Wolfgang Pohl um dos oficiais do submarino alemão U-581, afundado perto da ilha do Pico, no dia 2 de Fevereiro de 1942, e um dos protagonistas desta obra.

Trata-se de um trabalho que aborda a história da luta dos aliados com os submarinos alemães ao largo daquele arquipélago português e destaca dois casos, nomeadamente, o que levou ao afundamento do U-581 pelo HMS Westcott e o combate entre o U-402 e uma outra unidade britânica.

Wolfgang Pohl foi um dos 41 alemães aprisionados pelo navio inglês após o afundamento do U-581, mas esta história é um pouco mais rocambolesca pois o segundo oficial – o tenente Sitek - conseguiu nadar até ao Pico e regressaria à Alemanha, sobrevivendo à guerra como comandante de submarinos.

Quatro tripulantes perderam a vida quando o submarino se afundou atingido por cargas de profundidade.

Do texto lido durante a apresentação do trabalho ficam alguns excertos onde se refere o conteúdo da obra:

“ (…) Manuel Paulino Costa introduz-nos, neste seu livro - “U-Boats nos Mares dos Açores - Batalha do Atlântico (1939-1945)” - em um dos aspetos dolorosos do segundo grande conflito, especificamente na luta pelo controlo dos mares perpetrada pelas flotilhas de submarinos alemães (…)


Wolfgang Pohl ao lado de Manuel Paulino Costa enquanto este assina livros. 
(Foto Maneul Paulino Costa)

O “Empire Garden”, navio tanque inglês, reabasteceu cerca de 2.000 navios de guerra e de transporte que, sulcando o Atlântico desde as Américas, participaram na luta pela vitória.

A esta unidade, construída em Kiel no ano de 1919, foi atribuído o nome de “Gedania”, de 8.922 toneladas, foi utilizada, pelos nazis, no apoio de vasos de guerra no Atlântico, transportando combustíveis e torpedos.

Capturado pelo HMS “Marsdale” a 4 de Junho de 1941, próximo da Islândia e rebatizado de “Empire Garden”, aportou à Horta a 8 de Outubro de 1943, iniciando, de imediato, a sua ação de reabastecedor acolhendo, no espaço de 30 minutos, a bombordo e a estibordo, três contratorpedeiros e um patrulha ingleses.

De entre os demais vasos de grande porte que na Horta se basearam para ações de vigilância, destaca-se o cruzador “Glasgow”.

Os U-Boats, fustigando os nossos mares, atacaram, afundaram ou danificaram inúmeros navios, como descreve, pormenorizadamente, o autor, ou foram rechaçados - U402 (canal Pico/S. Jorge), ou afundados, como foi o caso do “U-581”, junto à costa da Candelária do Pico (2 de Fevereiro de 1942). Estas batalhas, resultantes de anterior torpedeamento do “Llangibby Castle”, constituem-se no fulcro de todo o livro.

De terra, os submarinos receberam até à instalação da base, apoio informativo, através de comunicações na rádio ou por sinais luminosos (caso dos moinhos da Lomba/ Espalamaca) e obtiveram, ainda, apoio em mantimentos, contratualizados com pescadores e acolhidos pela calada da noite. (…)”


Trata-se de uma edição reduzida e foram impressos apenas 300 exemplares. O preço é de 12.50 Euros e pode ser adquirido directamente na livraria “O Telegrapho” , na Rua Conselheiro Medeiros nº30, na Horta, ou através do e-mail: telegrapho@hotmail.com . O contacto telefónico é 292 292 245.

A aquisição pode ainda ser feita na CULTURPICO EEM, Rua do Castelo, nas Lajes do Pico, que tem o telefone 292 679 331.

Boas Leituras
Carlos Guerreiro 
<---------------------------------------->

Para ler mais sobre outros livros clique AQUI.

2 comentários:

  1. bom dia
    sera possivel este livro ser enviado para montreal canada?
    obrigado pela resposta

    ResponderEliminar
  2. Bom dia,

    Para saber se o livro pode ser enviado para o Canadá tem de contactar a editora através do e-mail:

    telegrapho@hotmail.com

    Neste blogue eu apenas divulgo a existência dos livros e raras vezes tenho informações para além das que está na mensagem...

    Cumprimentos
    Carlos Guerreiro

    ResponderEliminar