Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 4 de abril de 2013

Abril, iniciativas mil

Até final do mês continuam as sessões de cinema no Espaço Memória dos Exílios, no Estoril, com mais oito fitas que, como é costume, são seguidas de conversas e debates.

Esta sexta e este sábado temos a guerra vista pelos olhos das crianças. Os filmes são “Adeus, Rapazes” de Louis Malle, e “A Equação doDiabo” de Donna Deitch. Os comentadores convidados são Elena Piatok e Margarida de Magalhães Ramalho.


Como é habitual as sessões realizam-se às 21 horas de sexta-feira e às 16 horas de sábado. Os filmes que estão na calha para as próximas semanas são “A Queda”, Dresden – O Inferno”, “O Bom Alemão”, “Nuremberga”, “Criminoso de Guerra” e “Os Últimos Dias”.

Para mais informações pode consultar a agenda de Eventos deste blogue AQUI.

No Sábado, na TSF, às 12 horas, no Programa "Encontros com o Património" é tempo de falar de Lisboa e de Portugal durante a II Guerra Mundial.

Refugiados, espiões, histórias de um país que, apesar de neutro, esteve no centro de muita actividade. Os convidados são Irene Pimentel, Margarida Ramalho e eu também tive direito a um lugar nesta conversa que segue por interessantes caminhos da nossa memória...

Ainda este fim-de-semana, mas no domingo, na Bertrand do Chiado poderá contactar com José Correia Guedes, autor do romance “Na Rota do Yankee Clipper”.

O encontro está marcado para as 17.30 horas e os amantes da história da aviação terão possibilidade de conhecer não só o livro mas também um pouco da história dos transportes aéreos durante os anos 30 e 40.

A partir de segunda feira o palco das actividades passa a ser o Liceu Francês em Lisboa. Em conjunto com a Fundação Aristides de Sousa Mendes preparam-se cinco mesas redondas entre segunda e sexta feira numa iniciativa que tem como tema de fundo “Os Refugiados de Guerra”.

Historiadores, embaixadores, representantes de entidades oficiais e jornalistas vão falar sobre os refugiados da II Guerra Mundial, mas também ajudar a esclarecer quem são os refugiados de hoje.

De resto mantêm-se as exposições na Fundação Oriente, sobre a História do Porto de Lisboa, e também no Espaço memória dos Exílios, com uma colecção de objectos da II Guerra Mundial.

Para mais informações consulte a nossa página de Eventos AQUI

Um Bom mês

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário