Pesquisar neste blogue

sábado, 4 de maio de 2013

Maio, mês de muitas fitas

Maio é um mês que fica marcado pela enorme oferta de filmes relacionados com o tema da II Guerra Mundial e, especialmente, com a questão do holocausto.

Para ver a lista completa e o resumo dos filmes clique AQUI.

Duas iniciativas diferentes, promovidas por entidades distintas, trazem quase duas dezenas de filmes a salas de Lisboa. Já na próxima segunda-feira a Cinemateca inicia um ciclo denominado “Noite de Nevoeiro”, uma iniciativa que conta com a colaboração da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento.

Até 11 de Maio será possível ver várias fitas películas entre as quais se contam vários clássicos do cinema assinados por nomes como Andres Resnais, Jean Renoir ou Fritz Lang.

Para ver o calendário com mais pormenor veja a página de  EVENTOS AQUI

Pelo meio, e no dia 9, há ainda uma sessão relacionada com as comemorações do dia da Europa. Na calha está o filme de Rosselini, “Alemanha, Ano Zero”.

Se continuar a seguir a agenda de Eventos para Maio vai encontrar o Festival Judaica, uma iniciativa que perto do final do mês, traz exposições, debates, uma feira do livro e ainda mais cinema.

A acção está marcada para o cinema S. Jorge, em Lisboa, e são vários os filmes – quase todos de realizadores israelitas – que vai ser possível acompanhar…


Entre as exposições destaca-se - até ao dia 17 - uma dedicada a Anne Frank, no Colégio de Vizela.

De resto mantêm-se duas mostras, uma com fardas e objectos da II Guerra no Estoril e outra de fotografias sobre a história do Porto de Lisboa…

Boas saídas
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário