Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Aviadores estrangeiros mortos em Portugal

Em Aljezur recordam-se amanhã os sete aviadores alemães que morreram durante a II Guerra Mundial. Para além da homenagem junto às campas e do lançamento de um livro onde é descrita a batalha, será também inaugurada uma exposição sobre o tema.

A Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, que tem feito um importante trabalho na preservação e divulgação desta história, solicitou-me a colaboração para a elaboração de um dos vários painéis que integram este evento.

Assim o dia 13 de Julho de 2013 vai servir para recordar também mais de uma centena de aviadores estrangeiros que morreram ao longo de todo o país durante a 2ª Guerra Mundial.

Portugal é referido por muitos aviadores, que aqui terminaram as suas viagens durante a 2ª Guerra Mundial, como um paraíso no meio do caos, mas nem todos tiveram a sorte de sair com vida dos desastres em que estiveram envolvidos.

Avarias diversas, combates aéreos e aeronavais ou erros de pilotagem estiveram na origem de uma lista que inclui pelo menos uma vintena de situações e mais de uma centena de vítimas mortais.


Mapa com as localizações aproximadas dos incidentes mortais envolvendo aviões beligerantes estrangeiros durante a 2ª Guerra Mundial.
Passe a seta do rato sobre os apontadores vermelhos para ver informação. 
Nos marcadores mais escuros encontra fotografias.

Esta lista não incluí os mortos civis em dois desastres que tiveram lugar no Tejo (ver AQUI), nem alguns outros aparelhos alemães que desapareceram durante patrulhas ao longo da nossa costa. A relação destes últimos não está ainda concluída.

De fora ficaram também os casos mortais nas ilhas dos Açores e da Madeira.

O que o blogue apresenta é um mapa multimédia semelhante ao que será apresentado na exposição. Os marcadores apontam para as localizações aproximadas dos diversos incidentes.

Ao passar a seta do rato sobre os apontadores vermelhos surgirá informação sobre a data, local, nomes dos tripulantes entre outros dados relevantes.

Os marcadores sombreados a cinzento têm também fotografias. Se passar a seta do rato sobre essas zonas mais escuras poderá, por exemplo, conhecer a face de um dos homens que morreu…

Um bom fim de semana
Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário