Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

O Postalinho...
O ataque inglês a Taranto


O cartoon é de Leslie Gilbert Ilingworth e foi publicado no Daily Mail, em Novembro logo a seguir ao ataque britânico à base naval italiana de Taranto.

Mussolini é socado pela Marinha Real e, para todos os efeitos, o resultado desta operação foi mesmo um soco não só nos italianos, mas também numa velha teoria que colocava o poder nos mares na dimensão e no poder de fogo de grandes e pesados navios. O pequeno avião surge como uma nova e efectiva ameaça a poderio de séculos.

O ataque teve lugar na noite de 11 para12 de Novembro de 1940 e mostrou a fragilidade dos grandes navios à nova e, relativamente pequena, arma que era o avião.

O ataque britânico foi liderado pelo porta-aviões "Illustrious" que, nesta altura, transportava uns obsoletos biplanos "Swordfish" para realizar o ataque.

Foram utilizadas duas vagas com 12 e 9 aparelhos, respectivamente. Entre a primeira metade estavam armados com torpedos e o resto como bombas. Na segunda quatro transportavam sinalização luminosa e torpedos.

Durante a noite o ataque destruiu depósitos de combustível e outras facilidades no Porto de Taranto onde se encontrava a nata da frota italiana.

Três grandes cruzadores foram atingidos e danificados para além de estragos noutros navios mais pequenos. Os ingleses perderam dois aviões. Num deles morreram os dois tripulantes enquanto do outro piloto e artilheiro foram feitos prisioneiros.

Com esta vitória a Inglaterra, que neste período sofria essencialmente derrotas, pode contar com uma vitória moralizadora enquanto afastava também um grande perigo para a sua frota no mediterrâneo.

A frota italiana era relativamente moderna, apesar de não contar com porta-aviões.

Segundo alguns especialistas os resultados do ataque foram seguidos com muita atenção pelos japoneses que, quase um ano depois, realizaram um ataque muito semelhante mas uma escala muito superior em Pearl Harbor.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário