Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 23 de maio de 2014

Documentário localiza refugiados da 2ª Guerra

Há algumas semanas referi que o realizador Nicholas Oulman procurava refugiados judeus que tivessem passado por Portugal, durante a 2ª Guerra Mundial, com o objectivo de realizar um documentário sobre o tema.

Pode ouvir aqui a reportagem de Sandy Gageiro, da Antena 1, com Nicholas Oulman, sobre o trabalho de pesquisa relacionado com a localização de refugiados judeus que passaram em Portugal durante a 2ª Guerra Mundial.

O trabalho começou há pouco cerca de dois meses e já foram localizados cerca de três dezenas de pessoas que estiveram em Portugal entre 1939 e 1945 como refugiados. A quase totalidade das pessoas passou por Lisboa enquanto crianças ou jovens, acompanhados dos pais e irmãos.

Alguns vieram integrados nos “kindertransporte”, transportes de crianças órfãs ou separadas dos pais que receberam vistos especiais para poder viajar para Inglaterra ou os EUA.

Os trabalhos de busca continuam, especialmente, por intervenientes portugueses que tenham estado relacionados, de alguma forma, com a passagem dos refugiados pelo nosso país. Qualquer tipo de testemunho é bem-vindo.

 Os contactos podem ser feitos para o e-mail: ww2.refugees.portugal@gmail.com

Há algumas semanas, Nicholas Oulman, revelou algumas informações sobre o resultado das pesquisas, durante uma entrevista à jornalista Sandy Gageiro, da Antena 1.

A reportagem passou no dia 7 de Maio…

Sem comentários:

Enviar um comentário