Pesquisar neste blogue

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Livros…
Do Holocausto à Salvação

Mais um livro sobre a 2ªGuerra Mundial que tem Lisboa como um dos centros da acção. Neste “Do Holocausto à Salvação”, lançado há poucas semanas, encontramos a história de Gertrude van Tijn, uma personalidade polémica que esteve envolvida nas negociações com os nazis para permitir a saída de Judeus da Europa.

O livro custa cerca de 20 Euros e pode ser encontrado em todas as livrarias.

O autor Bernard Wasserstein é professor emérito de História Moderna dos Judeus na Europa, na Universidade de Chicago. É autor de uma dúzia de livros sobre personalidades ou momentos históricos relacionados com a comunidade judaica na Europa e em Israel.

Fica a sinopse oficial e também um vídeo promocional…

Boas Leituras.


Sinopse:

A história da mulher que, a partir de Lisboa, ajudou milhares de judeus a fugir à morte certa. Em maio de 1941, Gertrude van Tijn chegou a Lisboa vinda de uma Amesterdão ocupada pelos nazis. Vinha com a missão de negociar o refúgio de milhares de judeus, alemães e holandeses, com a permissão das autoridades nazis. Mas seria esta mulher de meia-idade, carregando tamanha responsabilidade, capaz de desempenhar eficazmente a sua missão, estando conotada com os ocupantes?

Teria sido ela um mero peão manobrado pelos nazis, ou a sagaz heroína que pactuou com o inimigo para melhor poder defender o seu povo? Bernard Wasserstein, um dos maiores especialistas mundiais em História do Século XX, relata a odisseia desta judia alemã com nacionalidade holandesa que contribuiu, apesar da ambiguidade das suas virtudes, para o salvamento de milhares de pessoas.

Através dela, o autor conduz o leitor até aos sombrios tempos de guerra na Europa, expondo os dolorosos dilemas com que os judeus se confrontaram sob a ocupação nazi. O resultado é um fascinante documento, em que Portugal e a cidade de Lisboa desempenham um papel decisivo.

Para adquirir o livro pode clicar aqui:

   

Sem comentários:

Enviar um comentário