Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Postalinho...
Caminhos de tráfego livre para a Alemanha


Postal de propaganda alemã com data indefinida.

A questão do comércio foi dominante na propaganda alemã ao longo do conflito, nomeadamente, a questão das imposições britânicas à circulação de mercadorias, que colocavam, por exemplo, dificuldades ao tráfego entre Lisboa e as suas colónias.

A posição da Alemanha no centro da Europa, com rotas comerciais que se estendiam a países ocupados, aliados e neutros transformavam o país num importante parceiro a ter em conta. Por alguma razão tanto a Espanha como Portugal também surgem como fornecedores de matérias-primas.

Segundo este postal o país fornecia terbentina, cortiça, resinosos e azeite. Curiosamente não há referências às conservas de peixe e, ainda mais importante, ao volfrâmio, um componente essencial para endurecer o aço, e que foi o mais importante produto de exportação de Portugal entre 1940 e 1944.

A Alemanha teve em Portugal o seu principal fornecedor durante grande parte do conflito, ao ponto dos aliados tornarem a sua exportação um tema central das negociações. Pressionado, Salazar acabaria por anunciar o fim da exploração e venda de volfrâmio, para todos os países beligerantes, no dia 5 de Junho de 1944. Um dia antes do desembarque na Normandia…

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário