Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 3 de setembro de 2014

O Postalinho...
A Inglaterra sob domínio da aviação


Postal britânico de propaganda de 1940, possivelmente do período em que a Batalha de Inglaterra está no auge e qualquer dos lados está empenhado também numa guerra de números.

Quando a Luftwaffe (Arma Aérea Alemã) iniciou os ataques ao Reino Unido, em Julho de 1940, o objectivo era destruir a RAF (Real Força Aérea Britânica) e possibilitar às forças terrestres e à marinha alemãs uma travessia mais segura, de modo a concretizar a invasão das ilhas britânicas.

Foi a primeira grande batalha aérea da história. Ao longo de vários meses repetiram-se os ataques e bombardeamentos.

Em Outubro de 1940 era claro que a RAF não tinha sido eliminada dos céus britânicos, apesar dos alemães o terem assegurado publicamente. Os ataques continuaram durante mais algum tempo, mais raros e espaçados, e oficialmente, a batalha terminaria naquele mês. Hitler passaria a pensar na invasão da Rússia.

Esta seria, no entanto, a primeira grande derrota das forças alemãs, numa guerra que iria prolongar-se por mais cinco anos.

A vitória nos céus seria aproveitada ao máximo pela máquina de propaganda dos aliados.

Sabe-se hoje que os números de aviões destruídos foram largamente exagerados – e isso aconteceu de parte a parte -, mas aguentar toda força de um inimigo, até aí vitorioso e imparável, era bom demais para não ser utilizado…

Carlos Guerreiro

1 comentário:

  1. O Sr. Hitler teve neste duelo aéreo, conhecido, e bem, como Batalha de Inglaterra, uma derrota que, só mais tarde, viria a ser medida em toda a sua extensão.
    A Luftwaffe nunca mais foi a mesma depois de Outubro de 1940. Não tanto pelo número de aviões que perdeu mas, sobretudo, pelos pilotos que perdeu e pelo desgaste moral de uma derrota sofrida por quem estava habituado sempre a ganhar. Foi aí o momento mais alto do Reino Unido em toda a Guerra.

    ResponderEliminar