Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Filmes...
German Concentration Camps Factual Survey

 German Concentration Camps Factual Survey é um filme que tem de ser integrado no seu tempo. A pelicula, que mostra o que os aliados encontraram nos campos de concentração no final da II Guerra Mundial, tinha como objectivo “castigar” os alemães, e recordar-lhes que não podiam simplesmente dizer que nada sabiam.

Não é um filme de fácil visionamento.

As sequências de morte repetem-se a um passo lento, prolongado, quase ao ritmo dos prisioneiros esqueléticos que espreitam pelo arame farpado e barracões.

Não há cheiro, mas ele é referido mais de uma vez ao longo dos 70 minutos.

Também não há música. Do projecto original do filme conhecem-se a maior parte das sequências, um guião com as partes que ainda não estavam editadas e os comentários que seriam colocados sobre as imagens. Tudo foi isso recuperado ou reconstituído pelos técnicos do Imperial War Museum.

Não existia, no entanto, qualquer referência à banda sonora que deveria preencher algumas das sequências. Esses espaços estão vazios e o silêncio que enche a sala é quase opressor. Ficamos sem a defesa do som, para ficarmos presos entre os cadáveres que são atirados às valas.

Mas este filme é também um claro exercício de propaganda. Todos os elementos estão lá, mas o tempo ditou que este nunca saísse para cumprir os seu papel de castigador.

Em finais de 1945 os aliados ocidentais precisavam mais de uma Alemanha amiga do que de uma Alemanha culpada… ficou tudo nas prateleiras.

“German Concentration Camps Factual Survey” passou ontem na Culturgest e terá hoje, por volta das 19.45 horas, mais uma sessão no Cinema Ideal. Vê-lo esta noite pode ser uma oportunidade que não se deverá repetir tão cedo, até porque o visionamento é acompanhado por funcionários do Imperial War Museum, responsáveis pela sua recuperação e conclusão, setenta anos depois de ter sido começado.


Carlos Guerreiro 

Sem comentários:

Enviar um comentário