Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

O Postalinho...
Em Roma, o costume


Postal de propaganda britânico com um cartoon que satiriza a relação de subordinação de Mussolini e dos Italianos a Hitler e aos alemães.

 O tema é recorrente em vários cartoons, especialmente depois das forças alemãs terem socorrido os seus aliados latinos “in extremis” na Grécia e no Norte de África.

Ao contrário de outros cartoons, que eram publicados na imprensa e depois aproveitados para propaganda, este tem a particularidade de estar assinado por KEM, as iniciais de Kimon Evan Marengo, um britânico nascido no Egipto, que durante a guerra ofereceu os seus serviços ao “Foreign Office” (Ministério dos Negócios Estrangeiros), apostando nos seus conhecimentos sobre o Médio Oriente, onde tinha vivido e estudado.

Promovido a tenente-coronel assumiu a liderança de um grupo especial de propagandistas, que ficou conhecido como a “KEM Unit”,e que produzia semanalmente "cartoons, postais, posters e outro material de propaganda. Consta que Kimon chegou a produzir cerca de uma dúzia de cartoons por semana em 1941.

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário