Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 30 de abril de 2015

70 anos da morte de Hitler em Berlim

Com a guerra a chegar ao fim Adolfo Hitler terá dado veneno a Eva Braun, sua amante de longa data recém-desposada, e ao seu cão. Depois sentou-se no sofá e deu um tiro na cabeça. O Fuhrer, que queria conduzir a Alemanha ao seu Terceiro Império, morria deixando um rastro de milhões de mortos e um país arrasado, mas a guerra continuaria durante mais alguns dias.


Os corpos terão sido cremados no exterior do bunker ocupado pela liderança nazi e os restos enterrados e escondidos.

Estávamos a 30 de Abril de 1945 e Berlim, já muito arruinada, cedia finalmente perante o avanço soviético. Velhos, novos e crianças ensaiavam uma última – e inútil – resistência. Noutros pontos da Alemanha a oposição aos aliados não era muito melhor.

A notícia da morte do líder alemão só chegaria ao resto do mundo no dia 2 de Maio, e de forma pouco clara. A Portugal foi também nesse dia que se tornou pública a morte do ditador alemão. Nesse mesmo dia António Oliveira Salazar ordenou que se colocassem as bandeiras a meia haste, uma decisão que daria aso a intermináveis críticas por parte dos aliados – um tema que iremos desenvolver por aqui no “Aterrem em Portugal!” durante a próxima semana.

Até lá...

Sem comentários:

Enviar um comentário