Pesquisar neste blogue

quinta-feira, 14 de maio de 2015

O Postalinho...
Protecção e Segurança das pequenas nações


Postal alemão de propaganda, com dupla face, funcionando como um folheto, dobrado em duas partes, com a primeira imagem a sobrepor-se à segunda. A data da impressão é incerta, mas é provável que seja posterior a 1943, numa altura em que se começavam a perceber as intenções expansionistas de Josef Estaline.

No Reino Unido tinham-se estabelecido os chamados governos livres de diversos estados ocupados pelos alemães. França, Bélgica, Noruega tinham representação governamental e constituíram forças militares próprias que contribuíram para a luta contra Hitler.

Mas este postal tinha em vista outros países que também tinham representação no Reino Unido, mas poderiam ficar sob a área de influência do exército vermelho, nomeadamente, a Polónia, a Grécia e a Checoslováquia.

Os primeiros, por exemplo, estavam presentes em Inglaterra desde a Batalha de Inglaterra, em 1940. Milhares de homens tinham chegado ali após a invasão simultânea do seu país pela Alemanha e pela Rússia e também depois da capitulação da França. Muitos mais tinham rumado desde os EUA, e de outros países onde se encontravam emigrados, para lutar pela libertação da pátria em terra, no mar ou no ar.

A incapacidade de contrariar o aliado soviético ficou claro quando surgiram as primeiras notícias sobre o massacre Katyn. Trinta mil oficiais polacos foram assassinados pelos soviéticos pouco depois destes terem ocupado metade do país. Os corpos seriam encontrados pelos alemães que denunciaram o caso à Cruz Vermelha Internacional e, apesar da insistência dos polacos livres que pediam explicações, os restantes líderes aliados nunca confrontaram Estaline.

Churchill prometera a libertação dos territórios e o regresso destes homens a países livres e soberanos, mas depressa se percebeu que seria um promessa difícil de cumprir perante o poderio russo ...

Carlos Guerreiro

Sem comentários:

Enviar um comentário