Pesquisar neste blogue

terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Evocar o Dia de Memória do Holocausto

Assinala-se amanhã, dia 27 de Janeiro, o Dia de Memória do Holocausto com a realização de diversas iniciativas em organismos oficiais, entidades e escolas do país.


Na Assembleia da República as cerimónias têm lugar após o plenário e, para além dos discursos oficiais, será também exibido o filme “Labirinto de Mentiras” de Giulio Ricciarelli, sobre os julgamentos de Auschwitz e inaugurada uma exposição sobre o tema.

No Estoril, no Espaço Memória dos Exílios será apresentado o livro de Miriam Assor, “Judeus Ilustres de Portugal” e a sessão contará também com uma palestra sobre os dois gémeos portugueses Samuel e Joel Sequerra, nascidos em Faro, e que tiveram um papel fundamental no salvamento de pessoas que fugiam dos nazis durante a II Guerra Mundial. Ainda no mesmo dia, e no mesmo espaço, será inaugurada uma exposição de denominada “Desenhos e Grafites sobre o Holocausto”, do pintor José Bravo Rosa. A exposição está patente até ao dia 11 de Março.


É nas escolas que a evocação da data será mais visível. Em Lagos o Agrupamento de escolas Gil Eanes, reúne os estudantes no auditório durante a manhã para falar sobre Auschwitz e os testemunhos do extermínio conduzido pelos nazis. Será também inaugurada uma exposição documental.

Na Escola básica e secundária Quinta das Flores, em Coimbra, já começou um ciclo de cinema e o programa incluí ainda encontros com escritores, visitas de estudo à casa de Aristides de Sousa Mendes e outras iniciativas.


Ainda em Coimbra, na Escola Básica 2/3 Martim de Freitas, realiza-se, até 29 de Janeiro, uma série de actividades relacionadas com a Semana da Memória das Vítimas do Holocausto, que incluem a plantação de árvores, exposições, visualização de documentários e debates.

O Agrupamento de Escolas de Pombal, no âmbito do projecto “Comboio da Memória – Ensino e Memória do Holocausto”, vai também levar a cabo diversas actividades, durante o este mês e o próximo. Também aqui decorre um ciclo de cinema, estando também agendados encontros e debates…


Sem comentários:

Enviar um comentário