Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

«Escaparate de Utilidades»
Casa Costa Lda.

Jornal "Diário de Lisboa", 20 de Dezembro de 1939

segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

«Escaparate de Utilidades»
Atlas, o melhor Calçado

Programa Cinema São João, 15 Dezembro 1941

sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

Novo documentário sobre Sousa Mendes

Um novo documentários sobre Aristides de Sousa Mendes, que está a ser realizado na Argentina, deverá estrear até ao final do ano no Festival de Direitos Humanos.

O filme está a ser realizado por Victor Lopes, um luso-descendente, e tem como protagonistas os actores Melissa Zwanck e Nahuel Padrevecchi.

O realizador referiu recentemente num comunicado que a história de Sousa Mendes é praticamente desconhecida na América do Sul, mas que, enquanto descendente de portugueses, se sente orgulhoso da acção do ex-cônsul de Bordéus: "Aristides foi um homem como qualquer outro, só que numa dessas encruzilhadas onde a vida nos costuma colocar não reagiu como a maioria".

"Para Aristides teria sido muito fácil desocupar com o exército ou a polícia os jardins da Embaixada que, naquela altura, estavam cheios de homens, mulheres e crianças perseguidos em busca de um salvo-conduto que os levasse para o porto de Lisboa, no entanto, ele não o fez... O que faria eu? O que faria você? O que fariam os embaixadores actuais de Portugal à volta do mundo?", questiona Victor Lopes.